Por que um ERP em nuvem será um diferencial na sua Transformação Digital.

O ERP evoluiu e com ele seus benefícios mensuráveis: redução de custos e simplificação da área de tecnologia, foco em gestão da Informação e no cliente são alguns dos benefícios que as empresas podem obter com um sistema em nuvem.

O volume de dados transacionais em sistemas de gestão empresarial (ERP, da sigla em inglês) continua aumentando em ritmo acelerado, o que tem imposto vários desafios às empresas e administradores de dados com responsabilidade em gerar informações com qualidade e confiabilidade no tempo certo, independentemente de seu porte ou área de atuação.

Manter um ERP é trabalhoso, é necessário manter uma infraestrutura atualizada e com alta disponibilidade à medida que os negócios crescem – e caro – praticamente você paga um novo a cada 4 anos em licenciamento – e sua manutenção é complexa – principalmente quando você decide customizar ou ainda quando a softhouse ou seu represente consultoria diz que “ sua solução é flexível e adaptável” e quando você percebe, está customizando a solução e as projeções de custo e prazos já foram pro brejo, sem contar a garantia de upgrades. Mas e se você não precisasse mais gastar com licenças de software, servidores físicos e contratos de manutenção, entre outros recursos?

O ERP é uma plataforma necessária para os negócios digitais. No entanto, muitas organizações possuem pacotes de ERP que não são flexíveis o suficiente para atender às necessidades de negócios em rápida mudança – daí a armadilha acima do papo da “flexibilidade”. Como o ERP consome uma parte significativa do orçamento de TI, novos investimentos em plataformas digitais incluem necessariamente gastos significativos na integração ou modernização ou substituição do ERP. As organizações que estão envolvidas em iniciativas de negócios digitais, mas não limitadas a estas, estão planejando a substituição do ERP – geralmente migrando para um novo pacote de ERP de tecnologia na nuvem.

Possuir uma estratégia de ERP que suporte a jornada das empresas rumo à adoção de novos modelos de negócios digitais, o chamado digital business, é uma necessidade e não uma opção. É o que apontou o relatório de pesquisa do Gartner, intitulado “Market Guide for Core Financial Management Applications in Brazil”, que mapeou pela primeira vez o mercado de sistemas de gestão empresarial no Brasil em 2017 – os grandes ERPs (Microsoft, Oracle, SAP, dentre outros), foram analisados no ano anterior com as conclusões que levaram ao estudo dos sistemas brasileiros.

Não por acaso, um número cada vez maior de companhias — inclusive no Brasil — tem optado pelo uso de software de ERP Cloud. Conforme o mesmo estudo da Gartner, ter uma estratégia de ERP que suporte a jornada rumo à adoção de novos modelos de negócios digitais é hoje uma necessidade e não uma opção. Conclui o estudo que as organizações mais adaptadas e com melhor governança de tecnologia estão migrando para softwares e serviços na nuvem, principalmente pela economicidade, flexibilidade, agilidade e escalabilidade que esse modelo proporciona.

É uma questão de estar pronto para o futuro

Um dos fatores que tornaram atraentes as plataformas de ERP em nuvem é o fato de que, seja qual for o tamanho da empresa, ela terá acesso às soluções de ponta, ou seja, de tecnologia moderna e digital, já desenhada para ser minimamente (ou nunca ser) customizada e ser plug-and-play através de APIs ou conectores webservices pré modelados. Se antes, comprar um sistema de ERP de primeira linha estava fora de cogitação para uma companhia de poucos funcionários, hoje é possível ter os mesmos sistemas de gestão de grandes organizações.

Este é um aspecto especialmente interessante porque mais da metade dos líderes empresariais relataram que seus ERPs não estavam atendendo às necessidades atuais, muito menos preparando-os para o futuro, segundo estudo feito pelo Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados (AICPA, na sigla em inglês). O que chamou a atenção de todos porque contabilidade é um processo regulado, auditado e padronizado. E isto deve ter despertado a atenção de alguns gestores e dos mais antenados provedores de ERPs. Então havia muita criatividade que gerava complexidade num processo considerado padrão.

Soluções de ponta a ponta

Ciente dessas demandas, as principais e mais eficientes softhouses especializadas neste tipo de solução estão desenhando uma plataforma de gestão em nuvem de última geração, com arquitetura e tecnologia inovadoras reunindo um conjunto integrado de aplicativos para finanças, suprimentos, gestão de pessoas gerenciamento de riscos e outras atividades básicas do dia-a-dia das áreas de finanças e administrativas – o mesmo se dará para plataformas de digitais verticais de Supply Chain, CRM, e-Commerce dentre outros processos mais especializados por indústria. Essas plataformas ERP, antes complexas, estão mudando para um ecossistema corporativo que inclui novos recursos para plataformas de aplicativos, integração e desenvolvimento de código baixo / sem código. O Gartner refere-se a essa nova era do ERP como “Recursos de Negócios Corporativos” (EBC – Enterprise Business Capabilities).

Uma das vantagens desse tipo de solução é que a empresa paga apenas uma mensalidade e já tem tudo funcionando na hora, com custos sensivelmente menores. Ou seja, além de não precisar adquirir licenças do software de ERP, a companhia evita imobilizar capital na compra de servidores próprios para instalá-lo e necessita de um número muito menor de profissionais para configurar e dar suporte ao sistema. O serviço fornece acesso a plataformas atualizadas e tecnologicamente avançadas sem que seja preciso desenvolver soluções próprias.

O modelo de subscrição de software como serviço (SaaS) por meio da nuvem é especialmente atraente porque os provedores de nuvem vêm investindo alto para garantir a proteção dos seus ambientes. Assim, quando uma companhia utiliza um software de ERP Cloud, o próprio fornecedor e o provedor se comprometem com a segurança.

Um dos principais benefícios com a adoção do ERP Cloud, além do retorno sobre o investimento (ROI), é que a empresa pode concentrar sua equipe de tecnologia nas suas competências para o desenvolvimento do negócio: gerar informação, integração, automação, segurança e mobilidade em vez de manutenção da infraestrutura de TI. O mesmo raciocínio se dá para sua equipe de apoio operacional, simplificando e integrando os processos ponta-a-ponta e utilizando realmente as funcionalidades de um ERP as transações serão automatizadas disponibilizando seu profissional para a geração de serviços de maior valor percebido à organização e ao seu cliente.

Mas lições de casa devem ser feitas, estas plataformas digitais se tornaram mais simples e integradas fruto do acumulo de boas práticas locais e mundiais destes processos de apoio, então , antes de achar que as plataformas não são aderentes ao seu processo, é importante entender o quanto complexo e viciado esta seu processo. Faça sempre a pergunta: Eu realmente preciso fazer isto? Por que fazemos assim o porquê da outra forma (ofertada pelo EBC) não me atende? Pense, antes de sair fazendo customizações e perdendo flexibilidade e vantagem competitiva para responder rapidamente às constantes mudanças nos ambientes e modelos de negócios necessários nesta era de transformação.

Algumas dicas para escolha de um bom ERP ou EBC:

  • Lembre-se do escopo de sua estratégia antes de avaliar um fornecedor e da visão de futuro: onde você está e onde você pode chegar considerando o seu mercado foco;
  • Tenha uma plataforma única, não uma colcha de retalhos: Qual solução efetivamente apresenta um pacote integrado de soluções e qual a facilidade de integração (em tempo real) com outras aplicações digitais específicas para o seu negócio;
  • Tenha uma plataforma integrada para a extração de informações integradas, em tempo real, para possibilitar a implantação de analises inteligentes e alertas preditivos para tomada de decisão no tempo que você precisa para superar as expectativas do cliente ou não passar vergonha na frente dele.
  • Decida sua abordagem para a nuvem, além de ser o futuro, é mais econômico;
  • Cuidado com as armadilhas: as vezes o barato a curto prazo sai caro a longo prazo;
  • Entenda o “ciclo de vida” dos seus produtos e entenda seu estágio de maturidade, pense no amanhã: Não se adota uma nova tecnologia sem saber ou entender como esta tecnologia suportará sua estratégia de negócios e melhorias nos processos amanhã e qual o retorno financeiro que ela trará, pois os modelos de negócio evoluem muito rápido, a conquista de investimentos para implantação de uma tecnologia é lenta e custosa e substitui-la por obsolescência ou não aderência é vergonhosa.

por Carlos Magalhães – Xcellence & Co.
carlos.magalhaes@xcellence.com.br

Nós nos esforçamos para oferecer às organizações e seus líderes conhecimento das melhores práticas de gestão. Se você desejar saber mais sobre nossa Prática de Operações, entre em contato, teremos prazer em conversar com você. Envie um e-mail para: contatos@xcellence.com.br .