2020 foi um ano que testou a civilização moderna como poucas vezes na história recente, muitos agradeceram por ele ter acabado, no entanto, 2020 também lançou luz sobre muitos problemas que vêm sendo sistemicamente negligenciados e não enfrentados por governos, indivíduos e empresas em todo o mundo e expostos pela COVID-19 nos faz refletir sobre quais as lições que podemos aprender para nos reinventarmos como indevidos, profissionais e cidadãos. Que lições podemos tirar de 2020 e colocar em prática neste ano? Como líderes em qualquer nível de uma organização podemos nos comprometer com o cuidado, promover culturas de trabalho colaborativo e abrir novos caminhos para que 2021 seja um ano de renovação, esperança e força.

 

Lição 1: Estejam preparados e adaptados às turbulências e ás novas crises:

os líderes de hoje precisam repensar suas suposições sobre constância; desenvolver capacidade adaptativa, robustez e resiliência em suas organizações; e reavaliar a prontidão para crises em toda a sua cadeia de valor. O ano de 2020 também deixou claro que os líderes devem olhar para além de suas organizações, tendo uma visão verdadeira de cidadania, para ajudar a resolver as frequentemente esquecidas questões econômicas, de saúde, habitação, justiça e outras desigualdades sociais e subjacentes à fragilidade da ordem atual.

 

Lição 2: Reoriente seu roteiro com Sensemaking.

Os desafios de 2020 nos despertaram para a importância do entendimento do complexo e da criação de sentido – como maneira eficaz de dar sentido ao complexo mundo externo em que vivemos. Sensemaking é também um estímulo dos sentidos. ‘Sentir’ e ver por meio da percepção sobre si e o ambiente. Afinal, depois que entramos num era que as referências históricas e as estatísticas parecem não fazer sentido, precisamos ampliar e sentir o ambiente, remodelando nossos pontos de vista para reestruturarmos nossas estratégias usuais que não mais funcionam. Para se adaptar a um ritmo de mudança tão rápido, precisamos nos certificar que estamos atualizados em nosso entendimento sobre as mudanças em tecnologia, mercados, clientes e movimentos competitivos. Somente com um mapa mental do mundo atualizado poderemos criar uma ação eficaz para conviver nele. Negligenciar a criação deste estímulo sobre os sentidos, é ficar para trás.

 

Lição 3: Coloque a humanização como competência de sua boa liderança.

2020 mostrou que é urgente e necessário, humanizar as lideranças. A maneira como temos retratado, promovido e praticado a liderança por décadas – como um coquetel de conhecimento, habilidades e atitudes – torna os líderes mal preparados para reconhecer e aliviar o sofrimento humano, muito menos de abordar os problemas sistêmicos que o causam e perpetuam, além dos preconceitos, é também preciso acrescentar tolerância e respeito à diversidade. É hora daqueles que se preocupam com uma boa liderança colocar a humanização neste contexto. 

 

Lição 4: Liberte o gênio coletivo de sua equipe: 

Ninguém espera que você tenha todas as respostas – todos sabem que você é apenas humano, com mais ou menos experiência. Você precisa se cercar de uma diversidade de pensamentos – você e seus companheiros devem agir como parceiros, compartilhando conhecimento e desafiando-se mutuamente a pensar da melhor forma a encontrar a melhor solução. Essa pandemia exige que você vá além do que deveria estar fazendo, requer imaginação e soluções inovadoras para resolver problemas. Você e sua equipe precisam cuidar uns dos outros. Compartilhe não apenas o que você está pensando, mas também como está se sentindo. Eles sabem que você está ansioso, talvez até com medo. Confie neles suas emoções. Comprometam-se a cuidar uns dos outros – admitam um ao outro que este ano não é apenas um desafio de mente, mas também de coração. Se 2020 nos ensinou alguma coisa, é que liderança significa exercer imaginação com moral e coragem.

 

Lição 5: Promova uma cultura que capacite os funcionários.

Tiramos de 2020 a lição de que muito do que as empresas encontram não é totalmente controlável nem previsível, em parte porque todas as empresas operam de forma interdependente com a sociedade, a economia e o planeta. Mas isso destaca o quão crítico é que os gerentes permitam que as pessoas façam seu melhor trabalho – individual e coletivamente – explorando suas necessidades e pontos fortes de maneiras flexíveis e gerenciando ativamente uma cultura que apoia a adaptabilidade e o aprendizado.

 

Lição 6: Construa uma plataforma compartilhada por meio da comunicação analítica: 

em 2021 teremos que lutar contra os efeitos desastrosos da incerteza e de novas regras sociais, recriando um entendimento compartilhado – uma realidade compartilhada que permite às pessoas avaliar os dados com mais precisão e coordenar com eficácia. 2020 também nos mostrou que a incerteza não está restrita às nossas esferas de vida pessoal; nossos egos pessoais e profissionais nunca estiveram tão entrelaçados e expostos em mídias sociais. Devemos reconstruir (e curar) nosso senso de identidade e comunidade.

 

Lição 7: Enfatize o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional para suas equipes.

O futuro do trabalho está sobre nós. A boa notícia é que as pessoas nunca trabalharam tanto: a produtividade atingiu níveis sem precedentes, causados pela transição em massa do trabalho dos escritórios para as residências. A má notícia é que o bem-estar mental está sofrendo como resultado: 94% dos funcionários passaram por algum tipo de estresse ou esgotamento nos últimos 12 meses. Portanto, é hora de os gerentes seguirem algumas boas lições dadas por empresas e estruturarmos melhor os limites da vida profissional e pessoal, como nenhuma reunião às segundas e sextas-feiras e nenhum e-mail ou reunião após o horário de expediente. Dado que uma pessoa em média passará um terço de sua vida trabalhando, é fundamental parar para pensar no bem-estar das pessoas durante 2021 e além.

 

Lição 8: Dê atenção e cuidado especial às relações de trabalho.

“Direção e equilíbrio: administrar uma empresa é como andar na corda bamba.” Disse um empresário em uma entrevista em 2020. E já que 2021 promete mais incertezas e devemos manter a direção e o equilíbrio concentrando-se em aprofundar e nutrir novas relações de trabalho e com alta qualidade, ao mesmo tempo em que abraçamos a experimentação. Por quê? Relações de trabalho de alta qualidade ajudam as pessoas a se sentirem seguras e apoiadas, lhes darão mais confiança para subjugar os desafios e alimentar seu desejo de alcançar altos padrões de desempenho. Afinal, caminhar na corda bamba requer atenção e cuidado – e essa mesma atenção e cuidado será especialmente importante em 2021.

Lição 9: Crie hábitos restauradores em sua rotina.

Psicologicamente a mente humana anseia profundamente por previsibilidade, por estabilidade, por conforto e baixo risco – mas 2020 trouxe uma implacável e todo o estresse e desconforto da incerteza, da dúvida, da insegurança e das fakenews . É muito importante buscarmos manter nossa mente focada e positiva – não confunda com iludida – e isso começa adicionando uma nova rotina ao seu dia: engajar-se em uma atividade restauradora, algo prazeroso, simples, qualquer hábito que possa dar-lhe o impulso psicológico de realizações criativas, junto com um elemento tranquilizador de previsibilidade. Este não será o último annus horribilis . O desafio dos líderes é dar um passo à frente para se preparar melhor para o próximo desafio, pois entramos em uma Era da Transformação e esta será uma década de superações. Qual lição que você gostaria de compartilhar?

 

por Carlos Magalhães – Xcellence & Co.

carlos.magalhaes@xcellence.com.br

 

Xcellence & Co.

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