Treinamento
Centros de Serviços Compartilhados – CSC
Passo a Passo para Planejamento, Implantação e
Evolução do Modelo de Gestão.
Duração do Curso
- 4 dias
- Período da manhã
- 4h por dia
Carga Horária – 16 Horas
Formatos
- Online – AO VIVO
Consulte também sobre como contratar as modalidades presencial e in-Company.
Configurado para você
A crise econômica global, a recessão, os déficits e reduções orçamentarias, a necessidade de atuar em um mercado global mais competitivo e com clientes mais esclarecidos e exigentes têm levado as organizações do setor público e privado e independente de seu porte ou constituição organizacional a buscar eficiência de processos e economia de custos por meio de modelos de gestão que supere os desafios de financiamento, complexidade e percepção de valor por parte de seus clientes: Serviços Compartilhados têm sido o modelo de gestão que a 30 anos tem respondido ‘a estas demandas.
E agora que vivemos uma nova Revolução Tecnológica, executivos e gestores organizacionais têm a expectativa de utilizar o que a Transformação Digital tem a oferecer em para alavancar economias e eficiências em suas organizações. Mas muitos não têm consigo os resultados prometidos.
E não podemos nos esquecer do cliente. A qualidade no atendimento está cada vez mais sendo observada pelos clientes, pois eles estão mais exigentes, querem mais características positivas das pessoas que prestam serviços e dos produtos que são adquiridos, muitos querem ser reconhecidos, ou seja, desejam personalização no atendimento.
E neste contexto mais uma vez o modelo de gestão conhecido como Serviços Compartilhados destaca-se pela sua capacidade de adaptação a um novo mercado em constante transformação e quando bem implantado e gerido, tem trazido os reais benefícios financeiros tangíveis para a organização e de valor percebido pelo cliente, o que tem tornado muitas empresa vencedores em suas áreas de atuação e com foco para inovação e qualidade.
Objetivo
Nosso objetivo é estimular o participante a refletir sobre o que vem transformando a gestão e operação de uma organização e como uma estrutura de Serviços Compartilhados tem colaborado para este processo de transformação e quando e onde deve ser inserido como parte do modelo de governança e da estratégia de sua organização.
O curso foi desenvolvido para balancear conceitos, modelos de gestão e operação, estratégias de implantação e evolução e a forma correta de utilizar as ferramentas modernas da gestão estratégica, de pessoas e tecnológica em um Centro de Serviços Compartilhados.
O programa do curso cria oportunidade para o desenvolvimento de competências através de troca de perspectivas, experiências e desenvolvimento de técnicas e habilidades para a gestão de uma organização com ou sem um Centro de Serviços Compartilhados.
Público Alvo
O curso destina-se a profissionais seniores, executivos, líderes de todas as áreas, gestores de Serviços Compartilhados que buscam aprofundar ou adquirir novas competências e habilidades para desempenhar suas atividades suportadas por modelo de gestão moderno, ágil, eficiente, adaptativo e com foco no cliente e pela reflexão sobre seus atuais níveis de maturidade e possibilidades de evolução organizacional
Metodologia
O curso é dinâmico e participativo, ilustrado com exemplos de casos práticos baseados nas vivencias do instrutor com mais de 20 anos de experiencia em gestão e operação de Serviços Compartilhados. O curso é constituído de:
- Teorias, conceitos e práticas (as lições aprendidas),
- Discussões sobre o mercado atual em que sua organização atua,
- Discussões sobre os paradigmas que levam os CSCs a não inovar e não ter seu valor percebido,
- Discussões porque as novas tecnologias podem não estar trazendo o resultado esperado,
- Apresentação de novas tendências na forma de gerir um Centro de Serviços Compartilhados em um período em grande transformação geo-econômico-político e tecnológico,
- Apresentação prática de ferramentas tecnológicas utilizadas para automação de processos em Serviços Compartilhados e seus benefícios.
Conteúdo Programático
- Visão Geral do Treinamento
- O CSC e o ambiente de mercado atual
- Direcionadores e motivadores para criação de um Centro de Serviços Compartilhados
- Conceito de Serviços Compartilhados
- Vantagens da criação do em ambiente de Serviços Compartilhados nas organizações
- Benefícios do CSC
- Porque CSCs falham?
- Os 4 elementos fundamentais do CSC
- O modelo Organizacional
- O modelo de Negócios
- O modelo de Processos
- O modelo Tecnológico
- Como utilizar as Tecnologias da Transformação Digital corretamente em um CSC para obter resultados tangíveis
- Como CSCs falham?
- Planejamento um Centro de Serviços Compartilhados
- Abordagem para um projeto CSC
- Iniciando discussões: Por que?
- Processo de Criação
- Evolução dos centros de serviços
- Formação de Equipes
- Decisão sobre quais processos podem ser Compartilhados?
- Escopo de Serviços
- A Identidade do CSc na organização
- O Business Case – Estudo de Viabilidade Técnico-econômica
- Porque meu Business Case não consegue atingir os resultados financeiros calculados?
- Abordagem Metodológica para CSC
- Gerenciamento do Projeto
- Localização e layout de um CSC
- Processos e Controles
- Premissas do Processo: Padronização, Flexibilidade e Controle
- O Redesenho de processos para Serviços Compartilhados
- Aderência tecnológica aos processos para automação
- Estratégias de Implantação
- Gestão de Relacionamento com o Cliente
- Porque fazer a Gestão de Relacionamento com Cliente?
- Acordo de Nível de Serviços: SLA / SLO
- O Catálogo de Serviços
- Conteúdo de um Service Level Agreement (SLA)
- Como tornar um SLA efetivo em sua operação no dia a dia
- Métricas para Serviços Compartilhados
- Precificação para CSCs
- Tipo, métodos, punições e bonificações
- A Gestão da Mudança (Change Management)
- Do que se trata Change Management: O Desafio da Mudança
- Por que gerir a mudança?
- Como administrar a resistência a mudança
- O comportamento do Ser humano no processo de comunicação empresarial
- Passos para um processo de Mudança bem-sucedido
- Estratégia de Treinamento – Tipos de treinamentos para Serviços Compartilhados
- Organizando um Projeto de Implantação para CSC – Papeis e responsabilidades
- Habilidades e Competências de um líder CSC
- CSC – Visão de Futuro
- Como CSCs evoluem e as expectativas da organização
- O futuro do CSC: um modelo em constante transformação e adaptação
- Extra – Demonstração de ferramentas tecnológicas de 4ª geração para automação de processos em Serviços Compartilhados e sua vantagem na gestão e controle da operação.
Valor
R$
2.500,00
Data
IMPLANTAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DE CSC – ONLINE
Inscrições ABERTAS
Janeiro Dias: 23,24,26 e 27 – Horário: 8h30 às 12h30
Abril – Dias: 11,12,13 e 14 – Horário: 8h30 às 12h30
Junho – Dias: 20. 21, 22 e 23 – Horário: 8h30 às 12h30
Setembro – Dias: 19,20,21 e 22 – Horário: 8h30 às 12h30
Novembro – Dias: 21, 22, 23 e 24 – Horário: 8h30 às 12h30
Informações & Inscrições
Para obter informações sobre Datas, Preços e Matrículas, nos envie por email seus dados e entraremos em contato com você!
Dados Solicitados:
– Nome do Curso
– Nome Completo
– Empresa
– Cargo
– Telefone
Mais informações
Conheça seu instrutor
Carlos Magalhães
Sócio-Diretor da Xcellence & CO. e CAP Magalhães –
Serviços Empresariais / Corporate Advisor &
Shared Services Specialist / MBA -FGV
- Há mais de 25 anos atua como Assessor e Conselheiro Empresarial, com participação ATIVA em mais de 176 projetos de Transformação Organizacional (CSC e Reestruturação), no Brasil e exterior.
- Advisor para gestores brasileiros em implantação de CSC Globais: Portugal, Espanha, EUA, França, Rússia, China e América Latina.
- Advisor para mais de 400 profissionais em 130 empresas para maturação e evolução de seus CSCs.
- Networking com mais de 900 profissionais em 830 empresas para discussão sobre CSC e sua maturação.
- Este treinamento já capacitou, desde 1998, mais de 2800 gestores e executivos em planejamento, desenho, evolução e automação, e indicadores para o modelo de Gestão conhecido como Serviços Compartilhados.
- Editor da XMAGAZINE: revista com CASES de CSCs e Gestão com exemplos de eficiência operacional;
- Autor de dezenas de Ensaios e Estudos de Tendências sobre Serviços Compartilhados;
- Autor do Livro: CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS – Estratégia para Maximizar o Valor de sua Organização– Edições em Português – Inglês e Espanhol 1ª.(2013) e 2ª Edição (2018).
- Prêmio Internacional pela apresentação de um CASE de implantação e operação de um CSC Brasileiro – Instituto Politécnico de Portugal 2016
- Palestrante e componente de grupos e fóruns internacionais para estudos e tendências em Serviço Compartilhados
- Reconhecido como notório especialista em Serviços Compartilhados no Brasil e no exterior