MBA em Gestão

de Serviços

Comapartilhados

MBA em Gestão de Serviços Compartilhados objetiva qualificar profissionais para gerir Centros de Serviços Compartilhados, por meio de uma formação interdisciplinar e integrada, que os habilita para uma atuação dinâmica e estratégica, própria do segmento.

Perfil do Egresso

O egresso do curso de pós-graduação MBA em Gestão de Serviços Compartilhados será capaz de compreender quais são as tendências e os cenários futuros para esse modelo de gestão. Além de propiciar uma nova dinâmica de trabalho, por meio da transformação digital, que acarretará em processos empresariais otimizados e enxutos.

Público Alvo

  • Profissionais recém-formados que desejam especializar-se.

 

  • Graduados que atuam ou desejam atuar em empresas que utilizam Centrais de Serviços ou que estejam interessadas em dominar as competências, habilidades e atitudes desse modelo de gestão.

 

  • Profissionais que já atuam no mercado, há mais tempo e, que desejam atualizar, diversificar ou ampliar sua área de atuação, utilizando as melhores práticas e ferramentas mais modernas de automação e gestão que trazem inovação e valor aos negócios que utilizam este ambiente.

 

  • Gestores formados nas áreas de Administração, Engenharias e áreas correlatas que desejam adquirir competências sobre os conceitos envolvidos com Serviços Compartilhados para inovar em seus empreendimentos.

 

  • Profissionais acadêmicos e/ou atuantes nos diferentes órgãos públicos que querem ter maior conhecimento sobre as técnicas e vantagens de se utilizar o modelo Serviços Compartilhados para uma Administração Contemporânea Eficaz e com foco nos Serviços ao Cidadão.

 

  • Ou ainda, Portadores de diploma de curso superior nas diversas áreas do conhecimento, interessados em especializar-se na Gestão de Serviços Compartilhados.

Matriz Curricular

O curso de pós-graduação MBA em Gestão de Serviços Compartilhados terá uma carga horária de 400 horas dividido em 4 módulos, cada um com foco de aprendizado específico que direcionará o profissional a um crescente de conhecimento que permitirá ter sucesso e empreender neste ambiente operacional. Os componentes curriculares contarão com atividades teóricas e práticas, realizadas de modo individual ou em grupos, a distância.

 

Coordenador

Carlos Magalhães

Notório Especialista em Serviços Compartilhados e Coordenador do Curso

 

Professora

Regine Venturi

Superintendente do CSC COPEL Paraná

 

Professora

Rosângela Barbosa

Diretora do Centro de Excelência YARA BRASIL

 

E convidados…

Como Serviços compartilhados é um modelo dinâmico e adaptável para qualquer tipo de organização, independentemente de seu porte ou ramo de atividade, seja pública ou privada, o curso em seu desenvolver contará com a participação de profissionais que atuam em gestão e operação de CSC para dar seu testemunho e experiencia de “ como fazer na prática”. Alguns dos profissionais que já confirmaram sua participação no curso:

 

  • Dione Nunes do CSC da Baterias Moura

 

  • Samatha Spaiolo do CSC do Grupo Hospitar Impar

 

  • Tiago Póvoa do CSC da UNIASSELVI

 

  • Newnton Fukumitsu do CSC Arteris

 

  • Henrique Haubert do CSC da Amaggi

 

  • Luis Gustavo do CSC da Bancorbras

Por que Fazer um MBA em Serviços Compartilhados na FGW?

Constantes pressões do ambiente e do mercado desafiam as organizações a repensar seu modelo de gestão na busca de excelência operacional e nos últimos 40 anos ( 30 de Brasil ), o modelo de gestão Serviços Compartilhados tem evoluído e se adaptado frente a estes desafios e proporcionado o melhor modelo de gestão com foco em Eficiência Operacional para empresas que querem perenizar em uma Era em Transformação.

 

  • Este curso foi elaborado pelo especialista Carlos Magalhães, seu Projeto Pedagógico contempla todas as técnicas e conhecimentos necessários para o profissional se desenvolver e estar preparado para o futuro do trabalho neste ambiente operacional.

 

  • É 100% EAD – você poderá participar de qualquer lugar do mundo com língua portuguesa (nesta primeira fase)

 

  • Não é um curso puramente acadêmico: é ministrado por profissionais gestores e operadores de ambiente Serviços Compartilhados: curso vivencial-prático, atual, dinâmico e interativo.

 

  • Profissionais e fornecedores darão seu testemunho operacional durante as aulas AVA.

 

  • Permite ao seu participante formalizar e ter o reconhecimento da profissão dentro da organização como especialista em Gestão em Serviços Compartilhados

 

  • O conteúdo programático foi estruturado com as mais atuais informações, tendências e tecnologias para gerir uma Plataforma Digital de Serviços Compartilhados.

 

  • Estes atributos tornam MBA em Gestão de Serviços Compartilhados uma iniciativa inovadora e diferenciada para o mercado de trabalho e no universo acadêmico.

Afinal, o que é Serviços Compartilhados?

 

Serviços Compartilhados é um modelo de gestão, representada fisicamente por uma unidade organizacional (dentro de uma organização) orientada à excelência na prestação de serviços e atendimento as necessidades dos clientes SEJA ELE INTERNO OU EXTERNO.

 

  • Sua responsabilidade é prestar serviços, inicialmente, de apoio aos negócios (contas a pagar, receber, contabilidade, recursos humanos, tecnologia da informação, compras, jurídico, suprimentos, fiscal, etc.) para as unidades ou depar­tamentos de uma ou mais empresas.

 

  • Tem o seu máximo potencial quando um grupo de pessoas, executa seus serviços, de forma padronizada, para seus clientes (unidades de negócio, filiais, empresas do grupo, etc.), utilizando um mesmo processo simplificado, uma tecnologia eficientemente integrada e serviços que estão alinhados às expectativas de seus clientes.

 

  • A busca contínua pela melhoria dos processos, gera eficiência na qualidade das entregas de seus produtos e serviços o que traz uma percepção de valor reconhecido pelos seus clientes.

 

  • Para garantir todos estes resultados, um conjunto de técnicas e ferramentas devem ser utilizadas apropriadamente como: regras de transparência para a gestão de relacionamento com o cliente, como os SLAs, indicadores para garantir e direcionar as ações de melhorias e uma gestão dos recursos para garantir a efetiva redução de custos por processos e permitir que o CSC evolua e se adapte de acordo com as demandas que o mercado e a estratégia corporativa lhes impõem.

Quais os desafios e os Benefícios de um CSC

– Centro de Serviço Compartilhados?

Por que Projetos de CSCS falham?

Quais os principais benefícios quando um CSC

é corretamente implantado e gerenciado?

Implantar um CSC é fácil?

Não, na verdade não é um modelo simples de se implantar, muito mais pela complexidade organizacional o que desafiará a ser inserido dentro da organização. É uma mudança operacional e cultural que deverá ser inserido corretamente em fases e da forma correta e muitas vezes a pressa de tê-lo em operação, faz com que o seu potencial não consiga ser totalmente aproveitado.

Se eu rever somente os processos, consigo implantar um CSC?

Este é um erro muito comum, por acharem que CSC é um modelo baseado em Gestão por Processos, não basta simplesmente mexer nos fluxos de atividade da operação. Organizações são formadas por pessoas e possuem culturas que são itens determinantes para o sucesso de seu CSC. Por isso não existe um CSC igual ao outro, todo CSC é, digamos, exclusivo, pois é desenhado de acordo com a maturidade da organização, porte, ramo de atividade e cultura organizacional.

E, se eu rever os processos e adequar a tecnologia?

Ainda assim ele não funcionará em todo o seu potencial, é muito comum, hoje, vermos CSCs com processos bem desenhados, utilizando tecnologias de ponta e mesmo assim não conseguem atender as expectativas de seus clientes atendidos, então o que falta? Bom, faça o curso e nos explicaremos e compartilharemos CASES de sucessos com vocês.

CSCs são uma tendência?

 

Os CSCs nasceram na final da década de 80 e seu objetivo era simplesmente REDUZIR CUSTOS através de centralização de áreas. No Brasil este conceito chegou no final dos anos 90, com o boom das privatizações e grandes fusões de empresas e seu foco ainda era este, simplesmente ganhar escala, evitar redundâncias de áreas e ter como resultado final redução de custos.

 

Em meados de 2007, os CSCs se adaptaram, toram-se eficientes, indicadores, métricas, acordos de serviços passaram a ser parte essencial de sua operação e o conceito de eficiência trouxe qualidade e melhoria continua de seus processos e serviços. ERPs e outras ferramentas de suporte ao atendimento começaram a dar mais valor aos serviços e importância a este modelo de gestão. Estava consolidada a imagem e fama de Serviços Compartilhados como uma grande ferramenta de gestão para as organizações.

 

Ao final de 2016, uma nova classe de tecnologia surgiu, o que chamamos de 4ª geração, ou seja, ferramentas modeladas para usuários finais, sem codificação e 100% web, iniciou-se assim a Transformação Digital e foi um marco para CSCs pois agora a melhoria dos processos podiam ser automatizadas, a área TI teria um novo foco e os usuários poderiam se concentrar em atividades de maior valor para si e para melhorar a experiencia do cliente, exemplos destas ferramentas são os BPMS – Business Process Management Suites e os conhecidos RPAs, que usados de forma incorreta não trazem os resultados esperados.

 

O curso ensinará a usar corretamente cada tipo de ferramenta e tirar o melhor proveito destas tecnologias.

 

E Hoje, com uma pandemia que está reescrevendo a maneira de trabalhar no mercado e nas empresas. Vivemos em um mundo cheio de dados e informações e dominando-as e disponibilizando-as na hora certa e correta é um diferencial competitivo, temos ao nosso alcance a Inteligência Artificial, a necessidade de informações Analíticas e a Industria 4.0 nos permite monitorar e registrar eventos e as grandes plataformas em nuvem e com isso as profissões do futuro batem as nossa portas.

 

Estas novas ferramentas digitais criam a oportunidade para os CSCs evoluírem, mais uma vez, agora se tornando Plataformas de Serviços Digitais.

 

Esta revolução nos CSCs já está acontecendo em outros países, descubra e aprenda neste curso, como não ficar fora deste mundo do futuro em Serviços Compartilhados.

 

Não perca essa oportunidade, matrículas abertas!