Para permanecerem relevantes e resilientes, as empresas e líderes devem se esforçar para construir Modelos de Negócios Modernos.

Devido a uma crise de saúde global e do prolongamento de uma de crise econômica, muitas empresas tradicionais estão a sofrer grandes perdas e algumas já fecharam suas portas. Aqueles que dependem fortemente de capital de giro (por exemplo: comércio de bens de consumo) e capital humano (por exemplo: serviços) já eram vulneráveis ​​a crises econômicas. A pandemia expôs a uma falta de integração tecnológica e de resiliência nesses modelos de negócios, e, aqueles que permanecem, lutam para competir com empresas centradas no digital que podem aproveitar os dados e o aprendizado de máquina para criar insights, inteligência e recursos valiosos em tempo real.

Esta categoria de empresas, que usam seus recursos ​​constantemente com pouco esforço, provaram ser resilientes mesmo em tempos de crise. Normalmente os conhecemos como plataformas de software como serviço (SaaS), como exemplo, Salesforce para empresas ou Amazon para consumidores. Além disso, as empresas que combinam SaaS com plataformas multifacetadas para atender às necessidades de seus clientes por meio de uma rede de parceiros têm uma vantagem adicionada. Esses novos modelos de três pontas vão muito além do SaaS e incluem:

  1. Uma comunidade de usuários B2B e B2C ativos que cria um efeito de rede devido às suas interações.
  2. Um mercado que oferece ofertas de vendedores e fornecedores para atender às necessidades dos clientes.
  3. Um data lakeseguro – administrado por IA – que permite ofertas e percepções personalizadas à seus clientes.

Já estão chamando essa nova combinação vencedora de Modelo de Negócios Moderno (MBM – Modern Business Model). Na verdade, exemplos de MBMs ocupam quatro dos dez primeiros lugares das empresas mais valiosas do S&P 500: Apple, Amazon, Alphabet (Google) e Microsoft. E eles não estão sozinhos – Shopify, Spotify e outros adotaram este novo modelo baseado em assinatura baseado em nuvem.

Comparando a capacidade de reação de empresas com modelos de negócios modernos e antigos

Em tempos de interrupção, os modelos de negócios modernos se mostram mais resistentes do que os modelos de negócios legados com base na mudança no preço de retorno total devido à volatilidade do mercado.

Embora a adoção de um MBM completo possa não ser possível – neste momento – para muitas empresas legadas (que dependem ainda de uma transformação organizacional mais eficiente), as empresas de SaaS estão bem posicionadas para adicionar valor em sua cadeia operacional através da figura de parceiros de negócios.  A pergunta que você precisa fazer a si mesmo é: você pode simplificar sua operação, incorporando processos modernos de gestão, tecnologias digitais e focar sua estratégia no cliente e na variação do mercado ao invés de gastar energia um buscar soluções milagrosas e desconectadas para alavancar as vendas e o suporte à sua operação?

Com base em nossa própria análise – realizada em janeiro de 2020 e experiência (consulte “Caderno de Tendências – O Futuro dos Serviços Compartilhados como Plataformas de Serviços Digitais ” – https://xcellencemagazine.com.br/?p=242 ), descobrimos que SaaS, mercado e modelos de negócios modernos provaram ser mais resistentes do que seu modelo de negócios legado homólogos em tempos não estáveis (que requerem agilidade e adaptação), pois o modelo previsto em nosso estudo, comprova, não em teoria, mas na prática, que este modelo é o caminho para as empresas serem mais ágeis e resilientes, ou seja, com capacidade a se adaptar a um mundo em transformação.

Para enfatizar, observe o poder do uso do modelo moderno de gestão Serviços Compartilhados com soluções SaaS. Se permitimos que nossa infraestrutura tecnológica e sistêmica seja escala conforme a demanda, a equipe de apoio ao negócio focada em soluções de atendimento ao negócio e a linha de frente centrada no próprio produto para impulsionar a aquisição, retenção e expansão de clientes, como modelo de negócio moderno, as empresas podem fornecer uma Plataforma de Serviços B2B ou B2C robusta que se torne essencial tanto para o suporte às demandas de apoio operacional – para os usuários enquanto realizam suas funções diárias – quanto para os clientes comerciais e consumidores, que utilizando esta mesma plataforma integrada ​​em ambiente SaaS. Para potencializar tudo isso, os MBMs usam IA para analisar terabytes de dados, para geração de insights valiosos que direcionam ações para o ecossistema de usuários, seja os de apoio para a melhoria de seus processos, seja para os de negócio para direcionar seus produtos no mercado.

A IA, quando usada com cuidado e compaixão, permite que as empresas centradas em dados, máquinas e redes comecem a compreender os sentimentos de seus clientes e fornecedores.

A integração da rede é fundamental para IA e geração de dados efetivos para geração de informação correta

No mundo digitalmente centrado de hoje, a personalização da oferta, direciona a expectativa do usuário que medirá a experiência deste mesmo usuário em relação ao seu serviço ou produto. Os clientes, sejam empresas ou consumidores desejam se sentir especialmente importantes. No entanto, muitas organizações ainda se concentram em si mesmas – seus processos internos, suas pessoas e seus produtos – e despendem pouco tempo ou esforço no envolvimento e na lealdade do cliente, exceto nas curtidas nas mídias sociais.

A recuperação ou alavancagem começa com a criação de mais promotores e menos detratores dentro da sua organização. Podemos utilizar IA e aprendizado de máquina para aumentar a lealdade do cliente, reconhecendo e atendendo às necessidades dos clientes com um grau de compreensão e personalização, ou seja, ganhar sua empatia. Dado que empatia é a capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos de outra pessoa, acreditamos que a IA, quando usado com cuidado, permite que as empresas centradas em dados, máquinas e redes comecem a compreender os sentimentos de seus clientes e fornecedores para que os participantes da rede possam atender às suas necessidades com ofertas de bens e serviços.

No ambiente de mercado, isso significa atender melhor às necessidades dos usuários e criar uma experiência personalizada. À medida que este relacionamento se amplia, os dados e os insights se expandem, levando a uma melhor experiência do usuário, mais recursos e mais valor. Esse crescimento atrai mais usuários, o que continua o ciclo virtuoso de mais dados para melhorar a experiência da sua comunidade de clientes. O que dá aos MBMs uma vantagem absoluta sobre os modelos de negócios tradicionais é que os MBMs realmente se tornam mais fortes à medida que crescem.

por Carlos Magalhães – Xcellence & Co.

carlos.magalhaes@xcellence.com.br

Xcellence & Co.

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