A questão da cultura organizacional 

Os clientes não diferenciam nossos produtos por serem realizados por trabalhadores em tempo integral, local, remoto ou terceirizado. Eles os percebem como um reflexo da nossa marca, cada ator ou pessoa que representa uma ação ou atividade na cadeia de valor deve estar alinhada com suas demandas e normas culturais e refletir os valores adotados.

 

Alcançar esse alinhamento não é fácil. Por um lado, existem obstáculos e questões legais e regulatórios inerentes à incorporação de trabalhadores externos em suas rotinas operacionais, mas também há questões de cultura, responsabilidades e comprometimento. Normalmente, os terceiros terão vários “projetos em andamento”, eles são sua própria marca; eles são sua própria cultura. Querer a dedicação de pessoas que podem estar aqui um, dois dias por semana não é fácil. É necessária uma abordagem sobre a entrega dos processos, considerando prazos e qualidades ao invés de controle das pessoas.

 

Diversidade, Equidade e Inclusão 

Deixando para outros discutirem as questões de sexo, religião e raça, algumas das oportunidades e desafios do futuro ecossistema da força de trabalho podem ser capturados pelas lentes das iniciativas de diversidade, equidade e inclusão (DEI). Conforme analisado em pesquisas recentes, apenas 33% relataram que sua organização inclui colaboradores externos ao medir o impacto das iniciativas DEI.

 

Trabalhar 4 dias ou 5 dias por semana, local, remoto ou híbrido?

Realmente importa? Mais uma vez vejo nas organizações a perda de foco em sua, já difícil, necessidade de entregar valor para continuar perenizar no mercado em transformação.

 

Todos estão de acordo que precisamos ser eficientes, reduzir nossos custos operacionais, ter uma imagem forte e confiável no mercado, ter uma gestão responsável sócio, financeira e ambientalmente para sermos mais competitivos e gerar valor financeiro ao negócio, certo? Nossos indicadores refletem operacional, gerencial e estrategicamente os resultados reais de nossa estratégia de gestão, certo? Nossa cultura e comportamentos preza e reflete o respeito ao ser humano, aos animais e ao meio ambiente, certo? Nossos processos estão bem desenhados, simplificados, com flexibilidade para atender as demandas e mudanças dos clientes, padronizados e em conformidade com entidades regulatórios e, portanto, a automação é eficiente: rotinas transacionais e repetitivas com regras estabelecidas são robotizadas e nossos colaboradores independente do sexo, religião, raça, interno, externo, terceiro estão dedicados a atender nossos clientes com produtos e serviços….certo?

 

Então, independentemente de onde o trabalho é realizado, o que esperamos está refletido nos indicadores de custo, qualidade, prazo e satisfação e se é feito em 4 ou 5 dias, a diferença, para mim, é que em quatro é um dia mais barato do que aquele feito em 5 dias (custo do processo). O resto é desculpa.

 

 

por Carlos Magalhães – Xcellence & Co.

carlos.magalhaes@xcellence.com.br

 

Xcellence & Co.

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