A transformação dos datacenters para suportar migração das empresas para uma Plataforma Digital.

As operadoras, globalmente, estão embarcando rapidamente em sua evolução para se tornarem provedores de serviços digitais. Se você é um deles, é hora de começar sua própria transformação digital para que esteja posicionado para ajudar seus atuais e futuros clientes a alcançarem os deles. Isso significa atualizar seus serviços, rede, infraestrutura e operações para se tornar ágil e adaptável às demandas por eles exigidas e destes pelo mercado. A nuvem, em todas as suas definições nebulosas, é parte integrante da concretização da transformação digital. Uma transformação de nuvem bem-sucedida criará a base necessária para o provedor de serviços digitais do futuro.

Para navegar com sucesso por esta transformação, várias peças do quebra-cabeça precisam ser arquitetadas corretamente. A infraestrutura de virtualização de funções de rede e de software integradas para criar uma plataforma capaz de criar uma infraestrutura que se torne um facilitador estratégico para inovação de serviço para as empresas. E a transformação da tecnologia não terá sucesso isolada. As mudanças precisam ser feitas e sincronizadas nos domínios do processo, das pessoas e da organização para extrair o máximo valor dessa infraestrutura dinâmica.

Entre 70 a 75 % dos grandes programas de transformação não produzem os resultados desejados de provedores de serviços – e isto explica o ciclo de vida muito curto de algumas. Ou eles falham no lançamento (paralisados ​​na análise, falta comprometimento da gestão, encontram resistência e assim por diante) OU falham na visão (serviços simples, tabelados, não escalados, limitados em sua expansão , integração e baixa capacidade de ofertar serviços de valor agregado como precificação, segurança e monitoramento analítico) OU falham na escala (sem plano / programa abrangente, gerenciamento, falta de recursos e assim por diante).

Há três grandes grupos de obstáculos que impedirão operadoras de perenizar neste futuro digital:

  1. Falha em promover mudanças além da tecnologia: diferentes estratégias de negócios exigem diferentes tipos de infraestrutura em nuvem. Você está implantando tecnologia que realmente oferte serviços que ajudará a atingir seus objetivos? Você está configurando para prover cybersegurança de alto nível? Você está fazendo isso de uma forma que dê suporte aos cronogramas existentes para vários projetos paralelos e ágeis? E a sua estrutura organizacional? Ser um provedor de serviços hoje, aliás, um parceiro de serviços na nuvem significa o início de novos processos e o fim de antigos. Alguns empregos serão criados, enquanto outros irão embora. Você decidiu qual é qual? Você está preparado para trabalhar com acordos de serviços atrelados à pagamentos? Escalabilidade, monitoramento, coleta de informações analíticas e para precificação dos custos de processos e de serviços transacionais seus e de uso interno do cliente?
  2. Falha em navegar no cenário de sistemas altamente fragmentado e inovadores: dentro do mundo da computação em nuvem, existem muitos mundos menores, cada um dos quais traz seus próprios desafios específicos. Se você optar pela nuvem híbrida, terá que decidir quais dados ficarão em seus próprios servidores e quais serão externos. Como venderá serviços de Software (especialistas ou ERP) e a arquitetura de rede entre e entre datacenters? Como será a integração? – em tempo real. Como e por quem será gerenciado os acessos e as aplicações?  Você venderá serviços ao invés de infraestrutura? Qual estratégia DevOps você precisa seguir? Quais recursos técnicos e de processo são necessários para que você, provedor de serviços, possa realizar o cumprimento e a garantia de um Acordo de Nível de Serviços com o cliente?
  3. Falha em entregar um retorno do investimento positivo: sejamos honestos. Uma estratégia de mudança para a nuvem não pode ser cara para o cliente, muito pelo contrário – ele espera trocar custos fixos por variáveis e obter melhor qualidade e agilidade do que sua própria estrutura legada. Você tem que fazer um orçamento para isso e tem que justificar esse payback para ele e para você. Como você pode estimar as devoluções e como pode prever com precisão quando essas devoluções serão entregues?

Tornando- se parceiros estratégicos na jornada de transformação da nuvem das organizações.

Em vários de nossos projetos sobre a transformação envolvendo a migração para provedores em nuvem, observamos problemas comuns de falta de adaptabilidade, segurança, flexibilidade e baixa qualidade de serviços prestados o que faz com que os clientes muitas vezes adiem uma estratégia de migração que certamente traria proventos para ambas as partes – mas uma delas não estava pronto para a transformação.

Com uma metodologia bem definida e validada para desenvolver seu Plano de Transformação, pode reduzir significativamente o risco de embarcar em uma jornada de Transformação da Nuvem e dar confiabilidade para o cliente em sua jornada de transformação digital.

Comece com uma avaliação estratégica para compreender e codificar a intenção estratégica de sua organização. Após a definição da intenção, suas prioridades / horizontes de transformação identificados, defina um planejamento detalhado e estruturado.

Para alinhamento organizacional e Avaliação de Maturidade utilize o Modelo Operacional de Destino (TOM).  O TOM estabelece uma meta clara de como seu novo datacenter de serviços deve operar quando a transformação for concluída. Para diminuir ainda mais o risco de falhas ou baixa expectativa sob a venda de maturidade de seus serviços, o TOM é dividido em Horizontes de Transformação que permitem uma execução gradual em peças gerenciáveis. Isso, por sua vez, permite uma avaliação de lacunas que será a base para seu plano de transformação estruturado.

Para impacto financeiro, existe a análise do Custo Total de Transformação (TCT). O TCT permite que você estime com precisão o valor capex / opex que será entregue por sua mudança para a nuvem e o horizonte ao longo do qual o valor será entregue. Isso está alinhado ao plano de transformação, permitindo que a organização entenda o valor dos projetos em andamento e como precificá-lo a seus clientes.

A saída resultante da fase de planejamento do plano de transformação é o que chamamos aqui na Xcellence de Roadmap Estratégico, um gráfico do tamanho de uma parede criado para beneficiar sua organização inteira. Este gráfico mostra os programas que precisam ser executados, quando precisam ser executados, onde estão as dependências e as consequências dos atrasos. Isso garante que todos na organização, especialmente aqueles envolvidos na transformação, tenham visibilidade do programa geral e de seu papel dentro dele.

Esta abordagem holística para o planejamento da transformação, antecipa e elimina uma grande parte dos problemas que estão sendo enfrentados atualmente pelos operadores que buscam a Transformação da Nuvem.

por Carlos Magalhães – Xcellence & Co.

carlos.magalhaes@xcellence.com.br

Xcellence & Co.

Transformar suas Ideias em Valor, mas também ajudá-los a Superar seus Desafios, SEMPRE.